terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Não tenho tempo…

Tempo[1]Conheço pessoas que supervalorizam seu tempo, porque acham que só elas é que têm montes de coisas para fazer, acreditam piamente que tudo o que eu tenho que fazer na vida é atender às necessidades delas.

Tudo bem, eu tenho um grupo que se propõe a ajudar professores de inglês, mas daí a pensar ou sugerir que seu tempo é mais precioso que o meu vai uma distância que eu nem saberia medir se fosse tentar.

Cada um no seu quadrado

Os membros regulares têm suas obrigações e entre elas está sua participação (envio de contribuições, atendimento aos pedidos de ajuda, etc.) e eu também tenho as minhas. Uma delas é orientar e instruir os membros do grupo quanto à forma de endereçar e enviar contribuições, quando devem ser enviadas, o que é vedado aos membros do grupo, e dezenas de outras tarefas que se fossem enumeradas dariam uma outra postagem.

Dessa forma, se eu fizer a minha parte e cada um fizer a sua não vamos sobrecarregar ninguém. Aqui no blog você encontra todas as informações para que sua participação se dê da forma mais eficiente e útil para você e para os outros, só o que se pede é que você reserve uma pequena porção do tempo que gastaria se não fizesse parte do grupo para se instruir sobre como participar.

Vivendo e aprendendo

O grupo procura ser o mais democrático possível, não somos uma elite de professores da era tecnológica com especialização no uso da internet no ensino. O que nos propomos a fazer é trocar atividades e ajudarmos uns aos outros com as novas tecnologias, então qualquer professor pode participar em pé de igualdade. O que vai acontecer é que quem não sabe nem enviar um email terá que procurar tutoriais e ajuda aqui no blog, onde são postadas os artigos para ajudar a aprender.

Quem não sabe e não quer saber vai continuar à margem e com dezenas de dificuldades e problemas, até que a evolução das tecnologias chegue a tal ponto que tutoriais não serão suficientes, será necessário um curso de um ano para fazer. Não fique de fora, aproveite a oportunidade de aprender, troque o ‘não sei’ por ‘como faço para aprender?’

Zailda Coirano

Website      Loja Virtual      Web Rádio      Facebook      Twitter

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Quantidade X Qualidade

TAI LogoO grupo Troca de Atividades existe há vários anos, foi criado inicialmente no Yahoo Grupos e depois migrou para o Google Grupos. Sua criadora (Dagui) após algum tempo colocou moderadoras porque tinha outros projetos e depois de alguns meses na moderação ela finalmente passou a posse do grupo para mim, que a mantenho como “moderadora honorária” no grupo.

Alguns membros questionam a necessidade do envio obrigatório de uma contribuição mensal, já que o grupo já tem um arquivo com mais de 17.000 contribuições enviadas pelos membros nesses anos todos de sua existência.

A regra da contribuição mensal obrigatória foi criada por sua fundadora desde o início do grupo, e se temos agora esse acervo é devido à seriedade dos moderadores na obediência a essa forma de “pagamento” pela participação.

“A regra é clara”, como diz o Galvão: contribuintes permanecem no grupo, não-contribuintes são excluídos no primeiro dia do mês seguinte. O que eu fiz foi dilatar o prazo para o envio da contribuição, se você a enviar do primeiro ao último dia do mês assegurará sua participação por mais 30 dias no mês seguinte; se não a enviar infelizmente será privado de nossa companhia e também de todos os recursos postados pelos membros do grupo. Depois de excluídos os membros têm que ficar fora do grupo por 90 dias (durante os quais esperamos que sinta falta de nós) quando poderá solicitar sua reintegração.

Se você é membro e sente os benefícios que o grupo pode trazer à sua vida profissional, o quanto pode ajudar a você e seus alunos, há de convir comigo que não é muito pedir que você envie também sua contribuição, pois é da contribuição de cada um que são feitos os recursos que compartilhamos no grupo.

Essa contribuição deve ser escolhida com carinho (por favor, se for para enviar qualquer coisa, uma cópia escaneada de um livro que todos nós temos, é melhor nem enviar) e respeite os direitos autorais: se ela não for de sua autoria, cite a fonte ou autor.

Estamos interessados em ter contribuições que nos ajudem em nossa tarefa de ensinar, em compartilhar o que temos de melhor. Não nos interessa chegar a 10.000 membros, preferimos chegar a 20.000 contribuições que realmente sejam relevantes.

Assim como o ensino é uma rua de mão dupla (ensinar X aprender), compartilhar também o é: dar X receber.

Zailda Coirano

Website      Loja Virtual      Web Rádio      Facebook      Twitter

domingo, 29 de janeiro de 2012

Receba as postagens do blog

e-mail-marketing-x-spamUma forma bem confortável de seguir este blog é receber as postagens por email. Para inscrever-se nesse serviço, clique aqui e insira seu email, digite o código e envie.

Em seguida você receberá no email cadastrado uma mensagem de confirmação, é importante que você siga as instruções contidas nessa mensagem para que comece a receber as postagens.

Você também pode usar a caixinha na lateral do blog (abaixo de “inscrições”) ou outra forma de inscrição disponibilizada na mesma barra lateral.

Caso opte por receber por email, lembre-se que não são apenas as postagens do blog que contém ferramentas úteis, há também várias delas na lateral e no rodapé do blog (inscrições, comentários, formulário de contato, links para a pasta do 4shared, comunidades e páginas do grupo) que só podem ser acessadas visitando o blog.

De qualquer forma, assinando as postagens você estará sempre em dia com o que ocorre com o grupo: mudança nas regras, tutoriais preparados, sugestões e dicas.

O blog foi criado para que os membros do grupo recebam informações úteis quanto à sua participação mas que não estão diretamente ligadas ao tema: troca de atividades de inglês.

Zailda Coirano

Website      Loja Virtual      Web Rádio      Facebook      Twitter

O grupo e o indivíduo

diversidadeEnquanto humanos somos seres distintos, com características próprias que nos diferenciam dos demais. Temos nossos costumes e manias, os limites que nos foram impostos por nossas experiências ou até criados por nós mesmos, experiências individuais que nos fazem seres únicos, com reações e necessidades diferenciadas.

Dentro de um grupo essa diversidade traz o enriquecimento de todos os membros se for partilhada, mas o grupo também tem uma identidade, que é formada à medida que são criadas regras e padrões de conduta para a participação.

Todos os lugares acessados por pessoas de diversas culturas e “backgrounds” precisa dessas regras para uniformizar e democratizar a participação de seus participantes ou visitantes,  para evitar que as necessidades de uns se sobreponham às de outros, que uns se beneficiem enquanto outros trabalham, e assim por diante.

As regras e o padrão adotado são necessários para minimizar os problemas gerados pela interação de pessoas tão diferentes, quando essas pessoas têm um objetivo em comum.

Esse objetivo principal sempre deve reger o grupo no sentido de criar regras e padrões para facilitar o compartilhamento e acesso de todos ao que compartilhamos.

Para que nosso alvo seja atingido, precisamos criar modelos de conduta que nos levem à facilitação, sem “sofrimento” para ninguém.

Temos que limitar nossas mensagens a assuntos que estejam dentro do tema do grupo para evitar superlotar a caixa de entrada dos outros que só se associaram para receberem mensagens com troca de ideias e material para ensinar inglês; temos que nomear nossos arquivos de forma clara para evitar que todos os outros membros sejam obrigados a baixar e abrir todos os documentos para verificarem do que se trata; temos que preencher o campo “assunto” de acordo com o padrão para que os outros não precisem abrir todas as centenas de mensagens enviadas durante o mês para saberem o que contém e também facilitar a moderação na identificação dos membros contribuintes, reduzindo a margem de erros e de exclusões injustas.

Se queremos nos beneficiar de tudo o que é enviado ao grupo temos também que adequar nossa “máquina” para receber e abrir todos os tipos de arquivos, já que não podemos deixar de receber todos os tipos, já que nem sempre o que encontramos ou fazemos está no formato que todos podem abrir.

Temos que pensar também “nos outros” e no transtorno que causamos quando não observamos essas regras simples de “convivência”. Para quem envia podem ser apenas alguns minutos a mais, para quem recebe dezenas de mensagens sem teor e com documentos nomeados de forma “genérica” pode ser muito cansativo e frustrante.

Quando as regras são propostas, elas visam facilitar para a maioria, mesmo que pareçam restritivas ou trabalhosas. É nosso dever seguí-las para que todos possam participar sem serem “penalizados” com caixas de entrada lotadas de mensagens impossíveis de serem classificadas sem a perda de várias horas para abrir e baixar todas as atividades, depois abrí-las e verificar do que se trata.

Minha missão nem sempre coincide com o que você espera de mim, mas se você parar para pensar perceberá o quanto eu defendo os seus interesses mesmo quando tomo medidas que não lhe agradam.

Zailda Coirano

Website      Loja Virtual      Web Rádio      Facebook      Twitter

sábado, 28 de janeiro de 2012

Você já está preparado para a volta às aulas?

coelho-brancoDizem que brasileiro deixa tudo para o último momento e eu espero sinceramente que não seja este o seu caso. Sempre que deixamos as coisas importantes para a última hora entram em ação as leis de Murphy. A primeira lei de Murphy é: tudo o que pode dar errado certamente dará. Ou seja, se você deixar para imprimir a apostila que vai usar hoje meia hora antes de sair de casa, aposto 10 contra um que sua impressora não vai funcionar, ou seu computador não vai abrir, ou que vai acabar a luz bem na hora.

Ao que tudo indica, há “forças ocultas” que estão sempre provocando acidentes para nos deixar na mão, então se a gente reduz a influência delas diminuem também as chances de tudo dar errado.

Partindo desse princípio, quanto antes você se organizar e preparar tudo, menores serão as chances de ficar enviando mensagens desesperadas de “socorro, preciso disso para amanhã de manhã” ou o que o valha.

Ajude-se a si mesmo, não deixe para a última hora, principalmente porque no momento em que você acha que é a última hora, a última hora já pode ter passado e aí você vai ficar na mão.

Zailda Coirano

Website      Loja Virtual      Web Rádio      Facebook      Twitter

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Como acessar a página do grupo

Para acessar a página do grupo e baixar material (há mais de 17.000 apostilas no acervo) siga os passos explicados abaixo:

1) Acesse o email do Gmail credenciado no grupo. Na parte superior há vários links, clique em “mais”, que é o último link à direita, na parte superior, conforme imagem abaixo.

Acesso tai 1

2) Agora clique em “grupos”, que aparece em segundo lugar na lista, de baixo para cima, conforme imagem abaixo. Você será redirecionado para a página do Google Groups.

acesso tai 2

3) Nessa página aparecerão todos os grupos Google dos quais você participa com esse endereço do Gmail. No meu caso organizei os meus em “grade”, se os seus estiverem organizados como “lista” a imagem será um pouco diferente. Também há alguns links que aparecem para mim abaixo de cada grupo porque sou moderadora, não aparecerão para você. Clique no link do grupo conforme imagem abaixo.

acesso tai 3

4) Uma vez na página, clique no link “visualizar mais” do fórum, que é a página onde ficam arquivadas todas as mensagens enviadas ao grupo desde sua criação.

acesso tai 4

5) Esta é a página do fórum do grupo, onde estão todas as mensagens. Para abrir as mensagens, clique no título (assunto). Há opções para responder diretamente da página. No canto superior direito há uma caixa de busca, insira palavras-chave para encontrar o que procura e depois vá abrindo as mensagens que aparecerem na página para fazer o download, conforme imagem abaixo.

acesso tai 5

Se tiver alguma dúvida use o formulário de contato do blog ou coloque seu comentário abaixo desta postagem.

Zailda Coirano

Website     Loja Virtual     Web Rádio     Facebook     Twitter

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Arquive as mensagens do grupo

gmail_logo_stylizedCom centenas de membros, todos os meses recebemos também centenas de atividades e sugestões de outros professores, então seguem sugestões para você se beneficiar de todas as ferramentas:

  • Tenha um email exclusivo para o grupo, dessa forma não precisará baixar todo o material, já que o Gmail arquiva mais de 7 GB.
  • Acesse o email que usa no grupo pelo menos uma vez por semana para estar sempre por dentro do que acontece.
  • Configure sua participação para receber todas as mensagens, só configure para receber resumos se souber exatamente como acessar o grupo. Lembre-se que ao receber resumos só conseguirá baixar os anexos acessando a página, se sair do grupo perderá a permissão de acesso.
  • Ao receber as mensagens, classifique-as por assunto colocando marcadores. Você pode ter quantos marcadores quiser, e uma mensagem pode ficar arquivada em mais de um marcador. Se você tem uma apostila de interpretação de textos com exercícios para praticar present simple, essa mensagem pode ficar com dois marcadores: “reading” e “present simple”.
  • Não faça download de todo o material, só do que vai usar agora e precisa imprimir. Daqui um mês, quando precisar do material, você pode não lembrar mais onde está em seu computador. Algumas apostilas vêm acompanhadas de links para vídeos do YouTube e você não vai saber onde estão se simplesmente baixou a apostila.
  • Toda semana leia as mensagens, classifique e arquive sob os marcadores que criou.
  • Quando precisar, acesse seu email, clique no marcador e verá todas as mensagens com aquele assunto,  com seus respectivos anexos, links e informações.
  • Mesmo depois de encontrar a mensagem, você não precisa baixar o anexo se vai apenas imprimir. Você tem duas opções: baixar e visualizar. Se for apenas imprimir, clique em visualizar e depois imprima. Você pode também enviar o link da visualização para seus alunos por email, para que eles a imprimam.

Seguindo esses procedimentos simples você terá sempre à mão tudo o que for enviado ao grupo, acessível onde quer que você esteja desde que você tenha uma conexão de internet.

Zailda Coirano

Website     Loja Virtual     Web Rádio     Facebook     Twitter

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Material na pasta do 4shared

No ano passado tive a ideia – para facilitar a busca dos membros do grupo – de transferir o material enviado ao grupo para uma pasta no site 4shared. Toda mudança exige uma certa dose de paciência e também adaptação de todos. Eu sei que fica muito mais cômodo se cada pessoa enviar ao grupo uma mensagem de “socorro” pedindo o material que precisa, mas esse comportamento não é o ideal, uma vez que há mais de 17.000 apostilas em nosso acervo e com 99% de certeza posso afirmar que o material que um professor precisa para ensinar qualquer coisa em inglês já está lá.

Antes de ter essa ideia a única forma de acessar o material já enviado era acessando a página do fórum do grupo. Havia um problema porque nem todos tinham email do Gmail e os outros emails precisavam ser registrados antes. Muitos membros não conseguiam fazer isso sozinhos, então eu preparava tutoriais ensinando como fazer, mas mesmo assim nem todos conseguiam.

Os que conseguiam mesmo assim não conseguiam fazer a pesquisa, então lá iam mais tutoriais ensinando como pesquisar. Mesmo assim às vezes era necessário que outro membro fizesse a pesquisa e reenviasse ao grupo os documentos – o que também não era ideal, pois o material já havia sido enviado.

Dessa forma imaginei que colocando o material numa pasta separada por assunto no 4shared todos poderiam acessar e baixar o que quisessem, mas muitos membros tiveram dificuldades para fazer download do 4shared. Então um tutorial ensinando como fazer download foi postado.

Notei também que todos os meses alguém enviava mensagem pedindo o link da pasta, cuja senha é modificada mensalmente. Para facilitar – já que eu notei que nem todos leem as mensagens do grupo, coloquei um ícone aqui no blog, para que todos pudessem acessar sem ter que guardar o link.

Outro problema foi criado, porque nem todos encontram o ícone no blog. Segue abaixo uma imagem com o local exato (na barra do lado direito do blog) onde poderão encontrar o ícone. Basta clicar no ícone que você será redirecionado para a pasta do grupo no 4shared, você tem que inserir a senha no local indicado e poderá navegar pelo conteúdo das pastas, como faz em seu computador.

4shared pasta tai

Novos tutoriais estão sendo criados para orientar os membros sobre os procedimentos para download do material. Continuo trabalhando para que todos possam fazer uso de todos os recursos da forma mais rápida e independente possível. Como faço com meus alunos, eu não dou o peixe – prefiro ensinar a pescar.

Zailda Coirano

Website     Loja Virtual     Web Rádio     Facebook     Twitter

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...