domingo, 29 de janeiro de 2012

O grupo e o indivíduo

diversidadeEnquanto humanos somos seres distintos, com características próprias que nos diferenciam dos demais. Temos nossos costumes e manias, os limites que nos foram impostos por nossas experiências ou até criados por nós mesmos, experiências individuais que nos fazem seres únicos, com reações e necessidades diferenciadas.

Dentro de um grupo essa diversidade traz o enriquecimento de todos os membros se for partilhada, mas o grupo também tem uma identidade, que é formada à medida que são criadas regras e padrões de conduta para a participação.

Todos os lugares acessados por pessoas de diversas culturas e “backgrounds” precisa dessas regras para uniformizar e democratizar a participação de seus participantes ou visitantes,  para evitar que as necessidades de uns se sobreponham às de outros, que uns se beneficiem enquanto outros trabalham, e assim por diante.

As regras e o padrão adotado são necessários para minimizar os problemas gerados pela interação de pessoas tão diferentes, quando essas pessoas têm um objetivo em comum.

Esse objetivo principal sempre deve reger o grupo no sentido de criar regras e padrões para facilitar o compartilhamento e acesso de todos ao que compartilhamos.

Para que nosso alvo seja atingido, precisamos criar modelos de conduta que nos levem à facilitação, sem “sofrimento” para ninguém.

Temos que limitar nossas mensagens a assuntos que estejam dentro do tema do grupo para evitar superlotar a caixa de entrada dos outros que só se associaram para receberem mensagens com troca de ideias e material para ensinar inglês; temos que nomear nossos arquivos de forma clara para evitar que todos os outros membros sejam obrigados a baixar e abrir todos os documentos para verificarem do que se trata; temos que preencher o campo “assunto” de acordo com o padrão para que os outros não precisem abrir todas as centenas de mensagens enviadas durante o mês para saberem o que contém e também facilitar a moderação na identificação dos membros contribuintes, reduzindo a margem de erros e de exclusões injustas.

Se queremos nos beneficiar de tudo o que é enviado ao grupo temos também que adequar nossa “máquina” para receber e abrir todos os tipos de arquivos, já que não podemos deixar de receber todos os tipos, já que nem sempre o que encontramos ou fazemos está no formato que todos podem abrir.

Temos que pensar também “nos outros” e no transtorno que causamos quando não observamos essas regras simples de “convivência”. Para quem envia podem ser apenas alguns minutos a mais, para quem recebe dezenas de mensagens sem teor e com documentos nomeados de forma “genérica” pode ser muito cansativo e frustrante.

Quando as regras são propostas, elas visam facilitar para a maioria, mesmo que pareçam restritivas ou trabalhosas. É nosso dever seguí-las para que todos possam participar sem serem “penalizados” com caixas de entrada lotadas de mensagens impossíveis de serem classificadas sem a perda de várias horas para abrir e baixar todas as atividades, depois abrí-las e verificar do que se trata.

Minha missão nem sempre coincide com o que você espera de mim, mas se você parar para pensar perceberá o quanto eu defendo os seus interesses mesmo quando tomo medidas que não lhe agradam.

Zailda Coirano

Website      Loja Virtual      Web Rádio      Facebook      Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de postar, leia nossa POLÍTICA DE PUBLICAÇÃO DE COMENTÁRIOS.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...