quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Grupo ou Blog?

Grupo

Um grupo é como um fórum e você pode postar diretamente na página do fórum ou enviar uma mensagem para o email do grupo, que ela será publicada no fórum. Todas as mensagens postadas no fórum do grupo ou enviadas e ele por email são reenviadas para todos os membros inscritos no “fórum”.

O endereço de um grupo começa com http://groups.google.com, que é o endereço do site de grupos do Google, onde está o grupo TAI, por exemplo. O endereço do grupo TAI é http://groups.google.com/group/troca-de-atividades-ingles.

Nesse endereço está a página inicial do grupo e do lado direito há a página “forum” onde estão todas as mensagens trocadas pelos membros do grupo desde o seu início.

Como o grupo TAI é um grupo “fechado” essas mensagens só podem ser lidas pelos membros regulares inscritos. Para ser “reconhecido” como membro do grupo e possa ler as mensagens você deve estar logado no Gmail (endereço de email do Gmail inscrito no grupo).

Caso você não esteja logado no Gmail inscrito no grupo você verá uma imagem como esta abaixo:

Página do grupo 1

Clique no link “Faça login para visualizar este grupo” e coloque seu email do Gmail inscrito + sua senha do Gmail e poderá então acessar a página do grupo TAI, onde estão todas as mensagens trocadas pelos membros (forum).

Blog

Um blog é um local onde um autor escreve seus artigos (ou postagens). Ele pode ser acessado por qualquer pessoa, basta que tenha seu endereço. O endereço deste blog aqui é http://grupo-tai.blogspot.com e você pode ler as postagens na ordem em que foram escritas, ou escolher por “marcadores” (assunto) na barra direita. Clicando em um dos links de “marcadores” o blog irá mostrar todos os artigos postados com aquele “marcador” (assunto).

Para ver tudo o que foi postado sobre as regras do grupo aqui, por exemplo, clique no marcador “regras”; para saber tudo sobre as contribuições (como mandar, como nomear, etc.) clique em “contribuições”.

Há um “arquivo” do blog, mês a mês. Caso você esteja procurando uma postagem que viu publicada aqui no mês de março, clique em “arquivos” no mês correspondente e verá todas as postagens publicadas nesse mês.

Veja que no final das postagens há um link de “postagens mais antigas”, isto porque só aparece um certo número de artigos na primeira página, então se houver muitos artigos sobre o mesmo assunto ele se dividirá em duas ou mais páginas. Para ler tudo você tem que ir clicando em “postagens mais antigas” quando chegar ao final de cada página do blog.

Você pode “acompanhar” ou “inscrever-se” em um blog, assim receberá “avisos” quando um novo artigo for escrito pelo autor. Há diversas formas de “inscrição” e uma das preferidas é a “inscrição por email”. Inscrevendo seu email você receberá todas os artigos escritos pelo autor do blog no endereço de email cadastrado.

Blog ou Grupo?

Eu adotei esse blog como “apoio do grupo” para que os professores pudessem acessar de forma mais fácil as regras e tutoriais, mesmo não sendo membros do grupo. Eu não entendia que os professores só tivessem acesso às regras depois de serem aceitos como membros, o que me parecia contraditório, Em nenhum lugar a gente se compromete a fazer alguma coisa primeiro para só depois descobrir qual foi o compromisso.

Caso você tenha um colega que poderia se beneficiar sendo membro do grupo, passe o endereço do blog http://grupo-tai.blogspot.com, assim ele poderá ler as regras, ver como funciona e depois se concordar e se interessar poderá acessar a página do grupo e solicitar inscrição.

Apostilas e jogos interativos em PowerPoint para o ensino e prática de idiomas – inglês – espanhol – alemão – francês – português (inclusive PLE). Se mora no Brasil visite SOS Idiomas; se mora no exterior visite: Digital Goods. Entrega imediata por download.

Zailda Coirano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de postar, leia nossa POLÍTICA DE PUBLICAÇÃO DE COMENTÁRIOS.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...