quinta-feira, 10 de março de 2011

Moderação de mensagens do grupo

email_etiquetaMuito já foi dito a respeito, já fiz muitas considerações sobre o assunto e os membros do grupo continuam reclamando que recebem mensagens que não respeitam as regras do grupo. O mês de março já começou, já estamos a todo vapor, então não vou tumultuar o que já está meio confuso. Mas durante o segundo semestre de março as mensagens do grupo serão moderadas.

Isso significa que todas irão passar pela moderação antes de entrarem no grupo. Serão analisadas e seguem os “quesitos” - já que ainda estamos sob o efeito do carnaval:

1) Campo “assunto” deve ser preenchido corretamente para que de um relance já saibamos se a mensagem deve ser aberta e lida, respondida, arquivada ou deletada.

  • Pedidos de ajuda devem conter o assunto a que se referem, assim quem pode ajudar irá abrir, quem não pode irá ler se quiser ou ignorar. Em vez de “help!” (que para mim não diz nada, vou achar que alguém está se afogando) por que não: “on or under? – help”; “material 9º ano present perfect – alguém pode enviar?” Me parece mais objetivo e funciona melhor em um grupo.
  • Envio de contribuição, preenchimento padrão do campo “assunto”: MÊS/ANO/ SEU NOME – TÍTULO DE SUA ATIVIDADE (Exemplo: animals crossword”)

2) As contribuições deverão ser anexadas e não coladas no corpo do email.

3) Mencionar no corpo do email se foi você quem fez (se não foi, de quem é, onde encontrou, etc.). Mencionar tudo o que julgar importante, assim os professores farão o download ou não baseados em sua informação, não precisarão baixar, salvar e abrir para ver o que é.

4) Não enviar material escaneado. Se achar um exercício interessante num livro digite e informe a fonte. Adicione um exercício. Personalize. Ninguém precisa ser fera no word mas mandar as coisas de qualquer jeito só para “contar como contribuição” é desleixo.

5) Não reenviar atividades já enviadas. Se outro membro denunciar (denuncie sempre que perceber) o membro que está fazendo isso será excluído.

6) Não envie pedido de respostas de exercícios. Quem fez não colocou resposta porque não julgou necessário ou porque não teve tempo. Sejamos agradecidos pelo que recebemos e que já é muita coisa. Queremos tudo mastigado?

Sempre que possível envie respostas no próprio documento porque facilitam nossa vida. Se não foram enviadas é porque não foi possível.

7) Formatos permitidos: imagem ou qualquer formato de texto. Nada de ficar pedindo para mudar para este ou aquele formato. Atualizar ou não o computador é decisão sua e os outros não têm que pagar por ela. Cada um prepara no formato que lhe convier, quem vai fazer download tem algumas escolhas:

- atualizar o computador para adequá-lo aos formatos compartilhados no grupo e na internet.

- não atualizar e procurar um site que abra ou converta para um formato que seu computador consiga abrir.

- não atualizar e usar somente o que sua carroça seu computador consegue abrir.

8) Mensagens com assuntos que não interessam ao grupo devem ser enviados diretamente ao moderador. Para enviar uma mensagem ao moderador, envie para:

troca-de-atividades-ingles+owner@googlegroups.com

Esse +owner faz toda a diferença, essa mensagem irá só para mim e não para todos os membros do grupo.

9) Enviar atividades que estejam de acordo com o tema do grupo. Enviar exercícios de inglês ou apostilas relacionadas com o aprendizado ou prática do inglês.

10) Mudança para Gmail, siga os passos abaixo:

- crie um email do Gmail.

- acesse a página do grupo sem estar logado no email que cadastrou.

- solicite sua inscrição no grupo como fez para entrar da primeira vez, informe o email que acabou de criar.

- ao preencher o cadastro, responda à pergunta apenas com “Gmail”.

- será aprovado assim que eu acessar o grupo.

- os emails que não são do Gmail serão excluídos no final do mês.

Qualquer problema entre em contato com a moderação no email informado acima.

11) Para sair do grupo, siga um dos procedimentos abaixo:

- envie email para

troca-de-atividades-ingles+unsubscribe@googlegroups.com 

- acesse a página do grupo (quem tem email do Gmail ou tem acesso a ela) e clique no link “configurar minha participação nesse grupo” e depois “sair do grupo”.

Não é necessário enviar mensagem nem para o grupo nem para a moderação. Todos têm o direito de entrar quando querem (ninguém entrou obrigado) e sair quando quiserem sem ter que dar explicações ou pedir desculpas por isso.

12) Não é permitido configurar recebimento de mensagens como “não receber emails (no emails)”. Quem não quer receber mensagens não entra em grupo. Quem não quer receber mensagens não deveria nem criar um email em minha opinião. Como eu disse, ninguém entrou obrigado. Se entrou tem que participar, é esse o sentido de um grupo. Todos participando, todos se ajudando. Usar o grupo só quando interessa tem um nome que eu não vou colocar aqui porque esse é um blog de respeito e sobre “educação”. Mensalmente os membros que estão configurados como “não receber mensagens” serão banidos sem aviso prévio.

13) As mensagens que caírem na moderação serão liberadas ou recusadas.

Liberadas – entrarão para o grupo normalmente, como acontece agora.

Recusadas – serão deletadas antes de serem enviadas ao grupo e o membro receberá um aviso ou orientação. Siga as instruções porque a reincidência acarretará em exclusão automática.

Vamos pensar o seguinte:

O grupo me ajuda? (Sim ou não.)

Se a resposta é sim, o mínimo que eu posso fazer é aprender a participar sem enlouquecer os outros.

Não posso pensar só no que é bom pra mim, tenho que pensar também nos outros. Aliás essa é uma regrinha de ouro para viver (e sobreviver) em qualquer sociedade. E todas têm regras.

Quero me beneficiar com o que recebo do grupo? Então vou me esforçar para que os outros também tenham uma experiência positiva e proveitosa.

Link da página do grupo:

http://groups.google.com.br/group/troca-de-atividades-ingles

assinaatura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de postar, leia nossa POLÍTICA DE PUBLICAÇÃO DE COMENTÁRIOS.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...