terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Como enviar sua contribuição

emailComo você deve saber, para permanecer no grupo os membros têm algumas “obrigações”, dentre elas a mais importante é: enviar uma contribuição mensal. Hoje falaremos aqui sobre como enviá-la.

MENSAGEM NOVA

Em primeiro lugar, abra uma mensagem nova, para fazer isso no Gmail basta clicar no link “escrever” que é o primeiro à esquerda de sua caixa de entrada (onde você lê as mensagens que recebeu). Se você simplesmente clicar em “responder” em uma mensagem que recebeu, o envio de sua atividade não será detectado, e portanto você corre o risco de ser banido do grupo.

ENDEREÇANDO A MENSAGEM

Comece colocando o endereço do grupo no campo “para”:

troca-de-atividades-ingles@googlegroups.com.

DEFININDO O “ASSUNTO”

No campo “assunto” coloque:

MÊS/ANO/SEU NOME – TÍTULO DE SUA ATIVIDADE

Isso é muito importante para facilitar na hora de fazer a lista de quem contribuiu. Os membros mandam várias mensagens ao grupo e nem todas são para contribuir. Há sugestões de links, ideias para atividades, pedidos de ajuda. Para que sua mensagem seja percebida como “contribuição”, o campo assunto deve estar preenchido de acordo com o padrão do grupo.

Todo mês há centenas de atividades enviadas, para que a sua não se perca é necessário seguir o padrão.

CORPO DA MENSAGEM

No corpo do email coloque instruções (tem respostas? já foi usada? é de sua autoria?) e informe se é de sua autoria. Se não for, não se esqueça de indicar a fonte, algumas escolas a exigem e se você não a mencionar alguns colegas não poderão usá-la. Também devemos respeitar o trabalho do autor e sempre dar crédito à sua criação.

Não coloque as respostas no corpo da mensagem, adicione uma página em sua apostila e coloque-as lá. As contribuições são depois guardadas em pastas no 4shared e não haverá como consultar as respostas coladas no seu email. As contribuições coladas no email serão ignoradas.

ANEXANDO A MENSAGEM

As contribuições devem ser anexadas, nunca coladas no corpo do email. Clique em “anexar documento” e abrirá uma “janela”, por onde você poderá navegar em seu computador até encontrar o arquivo que quer enviar ao grupo, na pasta onde ele está guardado.

Ao encontrá-lo, clique nele e depois em “abrir”, na parte de baixo da janela. A partir desse momento a mensagem será “carregada”. Espere até que o processo esteja concluído (que pode demorar se seu arquivo for pesado ou se sua conexão de internet for muito lenta). Se enviar a mensagem antes de terminar o processo a atividade não será enviada.

Quando o upload terminar (aparece o nome da ativadade como um “link”) clique em “enviar”.

CONFIRMANDO O RECEBIMENTO

Quando você envia uma mensagem ao grupo ela não “retorna” para você, mas aparece na caixa de entrada de todos os membros inscritos e também na página “forum” do grupo.

Para certificar-se de que sua mensagem foi recebida, espere alguns minutos e acesse a página do grupo. Ela deverá estar lá no “forum”.

Você também pode ver sua mensagem novamente se alguém respondê-la, por isso estou me esforçando para responder a todas as mensagens enviadas aos grupos. Não posso garantir que farei isso sempre, são 15 grupos e centenas de mensagens para conferir. Dentro do possível tentarei enviar esse “feedback” a todos os membros.

Zailda Coirano

Website ǀ SOS Idiomas ǀ Facebook ǀ Twitter ǀ Web rádio (em breve)

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