domingo, 10 de junho de 2012

O problema das cópias para vários alunos

recycle_arrowsNo grupo TAI trocamos nossas apostilas, que preparamos para usar com nossos alunos como uma forma de tornar nossas aulas mais interessantes e produtivas, ao mesmo tempo que promovemos prática adicional, que é a chave para o aprendizado bem sucedido.

Um membro do grupo levantou a questão do uso dessas apostilas com classes numerosas, o que inviabiliza de certa forma seu uso, já que se a escola não fornece um número bem alto de cópias mensais acaba forçando o professor a usar dinheiro do seu bolso para conseguí-las, e nosso salário – salvo raras excessões – não comporta uma despesa extra muito alta com material didático.

Para minimizar esse “investimento forçado”, vão aqui algumas ideias que já foram discutidas em outro grupo:

Matriz colorida

Tirando xerox o material sai mais em conta do que se você tiver que tirar cópias coloridas para todos em sua impressora. Nesse caso, tire uma cópia em tons de cinza (vá nas configurações da sua impressora e escolha “cópia em tons de cinza – usando só a tinta preta”), caso a apostila que vai usar já não tenha essa versão, que incluo em algumas das minhas. Essa cópia em tons de cinza é a que sai melhor se usada como matriz para as cópias xerox de apostilas coloridas. Se usar diretamente a matriz colorida, dependendo da máquina usada para tirar as cópias irá sair toda borrada. A cópia “em preto e branco” também não sai muito boa, e vários detalhes poderão ser apagados, dificultando a visulização pelos alunos.

Mesmo fornecendo uma cópia xerox é interessante manter uma cópia colorida para os alunos. Você pode tirar uma só e fixá-la no quadro negro ou no quadro de avisos. Outra opção, se você tem um projetor, é usar o arquivo original para explicações ou correção enquanto eles usam a xerox para fazer os exercícios.

Cópias reutilizáveis

Se você tem 10 classes com 40 alunos, mesmo as cópias xerox têm um preço proibitivo, então podemos minimizar esse custo. O investimento inicial será um pouco mais alto, mas a longo prazo irá compensar pois você poderá reutilizar as cópias.

Uma das formas mais óbvias é fornecer uma cópia aos alunos e pedir que coloquem as respostas no caderno. Outra – mais elaborada – consiste em comprar aqueles sacos plásticos que usávamos para guardar papel de carta em pastas, que você encontra em qualquer bazar ou em lojas de departamento e não custam caro.  Coloque cada apostila em um saquinho e forneça a cada aluno uma canetinha hidrográfica. Eles irão colocando as respostas sobre a apostila, mas escreverão no saquinho. A apostila estará do lado de dentro, protegida de sujeira ou riscos e visível pois o saquinho é transparente. Quando terminarem recolha as apostilas e canetinhas, e passse um pano molhado ou com álcool no saquinho. Estarão prontas para serem utilizadas por outra classe.

Você só precisa ter o número de saquinhos correspondente ao número maior de alunos que você tem em uma classe. Se sua classe maior tem 45 alunos, você só precisa comprar 45 saquinhos – uma vez só.

Envio por email

Eu usei essa fórmula com meus alunos e os resultados foram muito bons. Todos os meses eu enviava por email (para o filho e também o responsável, no caso de menores de idade) as apostilas que seriam usadas naquele mês, eles imprimiam as apostilas e as traziam para fazer em classe. No caso de lição de casa, traziam preenchidas e eu fazia a correção em classe.

É importante enviar sempre um arquivo pdf, tanto para proteger eventuais direitos autorais quanto para preservar o aspecto das apostilas. Não sabemos qual a versão do Word que está instalada no computador do aluno e nem qual a configuração utilizada. Se enviamos em extensão doc, se for aberto num pc que tem versões gratuitas (OpenOffice, StarOffice, etc.) ela será desconfirada, toda torta, as figuras fora do lugar. Também há o problema das fontes, talvez a que foi usada na apostila não esteja instalada no computador de seu aluno, o que fará com que ele não visualize corretamente o trabalho.

Para evitar todos esses problemas (também o de não conseguir abrir, caso seu Word esteja em uma versão mais recente que a de seu aluno), o arquivo pdf será lido da mesma forma por qualquer máquina que tenha instalado o Adobe Reader ou equivalente.

Uso do Google Docs

Se não quer ficar enviando emails a todos, se tem uma conta Gmail você também pode usar o Google Docs, cujo link você já encontra na sua caixa de entrada do Gmail (em “Docs”).

Para compartilhar, basta acessar sua conta no Google Docs e postar lá seus arquivos. Não esqueça de tornar o ducumento público. Você pode ajustar as configurações para que só seja possível imprimir o documento e não baixá-lo ou modificá-lo.

Você pode criar pastas no Google Docs e depois de fazer upload “marcar” como sendo de determinada pasta. Pode, por exemplo, fazer uma pasta para cada classe e dentro dessa pasta criar uma para cada mês. Passe o link da pasta da classe do aluno, todos os meses ele acessa a pasta de sua classe, abre a pasta do mês corrente, clica e abre cada apostila, clica em “imprimir” e pronto.

Reduzir as apostilas

Para obter um melhor aproveitamento da página você pode também fazer o seguinte:

Abra a apostila e coloque na “exibição” 75%, 60% ou o que for suficiente para que a apostila caiba completa em seu monitor. Clique em qualquer outro lugar fora da apostila (para evitar que o sinal de cursor apareça) e clique no botão “print screen” (que está à direita no teclado). Isso fará com que a imagem da tela do seu pc seja “fotografada”.

Então você pode abrir um documento e salvar essa imagem diretamente ou abrir no editor de imagens. Eu uso o IrfanView, que é gratuito e fácil de mexer, mas você pode usar o editor padrão, o paint. No editor de imagens ou no próprio documento do Word você poderá então cortar as partes ao redor da imagem da apostila e reduzir para que caibam duas ou três imagens em cada página. Modificando de retrato para paisagem irá fazer com que fiquem melhor. Imprima e corte cada página para formar as “mini-apostilas”.

Mesmo que fique muito pequeno para escrever, seus alunos poderão colar essa mini versão no caderno e colocarem as respostas na página seguinte. Dessa forma terão as respostas e a apostila no caderno para posterior consulta.

Sem cópias

No caso de não poder tirar nem uma cópia sequer, use o projetor ou tire apenas uma cópia colorida deixando-a à disposição dos alunos e eles fazem os exercícios no caderno. Demora um pouco e o resultado não é tão bom, mas é melhor do que não fazer nenhum tipo de exercício extra com os alunos.

Passe Contact em tudo

Quando preparar um jogo, um tabuleiro, dominó, etc, que será manuseado pelos alunos, antes de cortar passe Contact transparente em tudo, dessa forma eles irão durar por muito mais tempo. Use papel Vergé ou outro mais resistente para evitar que amassem. Se achar muito caro, compre cartolina, meça numa folha A4, corte bem direitinho (sem beiradas picotas, o melhor é usar régua e estilete) e imprima nessas páginas. Se for usar mais de um tabuleiro, imprima um na frente e outro no verso. Quando acabarem de jogar de um lado, basta virar e terão outro jogo.

Use papel reciclado

Não o papel reciclado que se compra na loja. Use o verso das folhas que não deram certo, tomando o cuidado de anulá-las com um grande “x” a caneta, dessa forma ao invés de jogar fora as folhas que não saíram como você queria, poderá usá-las de forma mais útil, reduzindo o número de folhas gastas no mês. Só tome o cuidado de verificar antes o conteúdo dessas folhas para não imprimir exercícios no verso de documentos pessoais ou que não possam ser tornados públicos (notas de alunos, boletim, ata de reunião, etc.)

Espero que essas ideias possam reduzir os custos na utilização das apostilas e também viabilizar seu uso com maior frequência, o que será benéfico para você e seus alunos.

Se tiver mais ideias, poste seu comentário ou envie uma mensagem. As sugestões poderão ser publicadas em artigos posteriores.

Zailda Coirano – SOS Idiomas & Digital Goods

Um comentário:

  1. Obrigada. Zailda, pelas sugestões. Algumas eu já praticava, mas adorei a ideia de fazer um tabuleiro frente e verso.
    Vou colocar em prática.
    Bjs,
    Vera ;)

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