terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Como enviar sua contribuição

emailComo você deve saber, para permanecer no grupo os membros têm algumas “obrigações”, dentre elas a mais importante é: enviar uma contribuição mensal. Hoje falaremos aqui sobre como enviá-la.

MENSAGEM NOVA

Em primeiro lugar, abra uma mensagem nova, para fazer isso no Gmail basta clicar no link “escrever” que é o primeiro à esquerda de sua caixa de entrada (onde você lê as mensagens que recebeu). Se você simplesmente clicar em “responder” em uma mensagem que recebeu, o envio de sua atividade não será detectado, e portanto você corre o risco de ser banido do grupo.

ENDEREÇANDO A MENSAGEM

Comece colocando o endereço do grupo no campo “para”:

troca-de-atividades-ingles@googlegroups.com.

DEFININDO O “ASSUNTO”

No campo “assunto” coloque:

MÊS/ANO/SEU NOME – TÍTULO DE SUA ATIVIDADE

Isso é muito importante para facilitar na hora de fazer a lista de quem contribuiu. Os membros mandam várias mensagens ao grupo e nem todas são para contribuir. Há sugestões de links, ideias para atividades, pedidos de ajuda. Para que sua mensagem seja percebida como “contribuição”, o campo assunto deve estar preenchido de acordo com o padrão do grupo.

Todo mês há centenas de atividades enviadas, para que a sua não se perca é necessário seguir o padrão.

CORPO DA MENSAGEM

No corpo do email coloque instruções (tem respostas? já foi usada? é de sua autoria?) e informe se é de sua autoria. Se não for, não se esqueça de indicar a fonte, algumas escolas a exigem e se você não a mencionar alguns colegas não poderão usá-la. Também devemos respeitar o trabalho do autor e sempre dar crédito à sua criação.

Não coloque as respostas no corpo da mensagem, adicione uma página em sua apostila e coloque-as lá. As contribuições são depois guardadas em pastas no 4shared e não haverá como consultar as respostas coladas no seu email. As contribuições coladas no email serão ignoradas.

ANEXANDO A MENSAGEM

As contribuições devem ser anexadas, nunca coladas no corpo do email. Clique em “anexar documento” e abrirá uma “janela”, por onde você poderá navegar em seu computador até encontrar o arquivo que quer enviar ao grupo, na pasta onde ele está guardado.

Ao encontrá-lo, clique nele e depois em “abrir”, na parte de baixo da janela. A partir desse momento a mensagem será “carregada”. Espere até que o processo esteja concluído (que pode demorar se seu arquivo for pesado ou se sua conexão de internet for muito lenta). Se enviar a mensagem antes de terminar o processo a atividade não será enviada.

Quando o upload terminar (aparece o nome da ativadade como um “link”) clique em “enviar”.

CONFIRMANDO O RECEBIMENTO

Quando você envia uma mensagem ao grupo ela não “retorna” para você, mas aparece na caixa de entrada de todos os membros inscritos e também na página “forum” do grupo.

Para certificar-se de que sua mensagem foi recebida, espere alguns minutos e acesse a página do grupo. Ela deverá estar lá no “forum”.

Você também pode ver sua mensagem novamente se alguém respondê-la, por isso estou me esforçando para responder a todas as mensagens enviadas aos grupos. Não posso garantir que farei isso sempre, são 15 grupos e centenas de mensagens para conferir. Dentro do possível tentarei enviar esse “feedback” a todos os membros.

Zailda Coirano

Website ǀ SOS Idiomas ǀ Facebook ǀ Twitter ǀ Web rádio (em breve)

sábado, 24 de dezembro de 2011

O ano termina

2012drO ano de 2011 chega ao seu final, uma semana apenas de vida lhe resta e já espichamos nosso olhar de esperança para o ano que vai nascer. Já nos preparamos para acolhê-lo com seus desafios e conquistas, suas glórias e derrotas, para os ganhos e também as perdas que virão.

Mas tomara que não deixemos para trás o que aprendemos nesse ano ainda em curso, tomara que nos esquivemos dos erros que aprendemos nesse ano a não mais cometer. Tomara que tenhamos aprendido todas as lições e que não sejamos fadados a repetir 2011 em 2012 e assim por diante.

Tomara que ao olharmos para a frente não nos esqueçamos de também olhar para o que ficou para trás, pelo menos de vez em quando. Tomara que os percalços e tropeços de 2011 não tenham sido em vão.

Tomara que encaremos a vida como uma escola, onde aprendemos com nossas experiências boas, mas sobretudo com as que não foram tão agradáveis assim. Porque se não aprendemos, a exemplo dos nossos alunos, temos que repetir e repetir.

E tomara também que encontremos a mão amiga estendida para nos ajudar sempre que assim o precisarmos; tomara que nossa mão se estenda também para os que dela necessitarem. Porque é muito bom ser amparado na necessidade, mas para que isso aconteça temos que ter sempre uma mão à disposição de nossos amigos quando for a hora.

Muito fizemos nesse ano que se encerra, espero que mais ainda façamos no ano que está para chegar. Que nossa união faça a força e que sejamos um por todos, todos por um. Que de nossa crença em um futuro melhor nasça a força para nos dedicarmos com afinco e inspiração à nossa tarefa de educar.

A mão que balança o berço é a mão que governa o mundo.

Zailda Coirano

Website ǀ SOS Idiomas ǀ Facebook ǀ Twitter ǀ Web rádio (em breve)

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Obrigações dos membros do grupo

community-circle

Estou usando nessa postagem a nova “logo” do blog, e espero que ela mostre de forma adequada o que um grupo significa e como deve funcionar.

O grupo é feito de seus membros, e cada um de nós ao entrar para ele também assumiu certas responsabilidades. Antes de solicitar sua inscrição, leia-as atentamente para ver se concorda com elas. Se você já é membro mas não concorda, por favor, acesse a página do grupo, clique em “editar minha participação” e peça sua exclusão. O grupo precisa de membros atuantes, que se engajam nos projetos e compartilham o que aprendem. Só assim se compreende um grupo.

Veja abaixo as suas obrigações como membro:

  • uma vez por mês: enviar sua contribuição obrigatória. Ela é sua garantia de continuar participando. Cada um se compromete a enviar uma apostila por mês, e dessa forma recebemos em nossa caixa de entrada uma apostila de cada um dos outros membros do grupo.
  • uma vez por semana (pelo menos):

1) Acessar sua caixa de email inscrita no grupo, ler as mensagens e responder aos tópicos de ajuda possíveis.

2) Acessar o blog para verificar mudanças ou postagens relativas à participação dos membros, atualizações das regras e projetos.

  • regularmente:

1) Esvaziar sua caixa de entrada para que as mensagens do grupo não sejam devolvidas.

2) Acessar a página do grupo para verificar se há mudanças.

O grupo não é para participar uma vez por mês. Ele existe durante o mês inteiro e não é porque você precisa enviar uma contribuição mensal que sua única participação será essa.

Além disso, algumas regras de convivência:

  • Respeite os outros como gostaria de ser respeitado.
  • Sempre que possível, comente ou agradeça as contribuições recebidas, o feedback é sempre importante.
  • Não envie correntes ao grupo; a maioria de nós já as recebe regularmente de pessoas que não têm noção do quanto somos ocupados e do quanto detestamos “spam”.
  • Caso suas mensagens sejam devolvidas, entre em contato com a moderação imediatamente.
  • Use o padrão do grupo ao endereçar sua contribuição (campo “assunto”) ou ela poderá passar despercebida e você será excluído.
  • Não utilize mensagens de outros membros para enviar sua contribuição como “resposta”, pois ela não será considerada.
  • Caso tenha alguma dúvida, sugestão ou problema com sua participação no grupo, envie uma mensagem à moderação ou utilize o formulário de contato no rodapé deste blog.
  • Se tem colegas que gostariam de participar do grupo, solicite um convite à moderação informando o email de seu colega.

Lembre-se: para participar é necessário inscrever sempre um email do Gmail.

Com sua colaboração e participação constante o grupo será cada vez melhor e poderá ajudar muitas pessoas mais.

Zailda Coirano

Website ǀ SOS Idiomas ǀ Facebook ǀ Twitter ǀ Web rádio (em breve)

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Recesso do grupo

feriasO ano de 2011 está terminando e é chegada a hora de um merecido descanso. Também é o momento para renovar as energias, reciclar e relaxar para começar o ano de 2012 com o pé direito.

Uma nova caminhada nos espera trazendo desafios, conquistas e projetos, precisamos estar com a “pilha carregada” para enfrentar tudo o que o ano letivo nos reserva.

Haverá mudanças e as teremos que enfrentar e digerir. Para que estejamos em nosso potencial máximo no início do ano, vamos fazer um recesso de um mês no grupo.

Durante mês de janeiro estaremos com as portas abertas para novos membros, para pedidos de ajuda, e até para receber suas contribuições, mas elas não serão obrigatórias porque compreendo que muitos de nós estarão afastados de suas tarefas ou até mesmo de suas casas e de seu computador.

Voltaremos às atividades normais em fevereiro de 2012.

Bom natal e feliz ano novo a todos!

Zailda Coirano

Website ǀ SOS Idiomas ǀ Facebook ǀ Twitter ǀ Web rádio (em breve)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...