segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Como funciona um grupo

grupo001Eu falo sempre nos grupos para professores (há outros tipos de grupos) e não poderia ser diferente - pelo menos nesse blog, que é o blog de apoio de um desses grupos. Os membros novos têm algumas dúvidas e recebo alguns pedidos de ajuda porque não consegue “visualizar” a dinâmica desses grupos, que servem inclusive para exemplificar o funcionamento de outros conjuntos de pessoas.

Compartilhamento

A ideia principal do grupo é o compartilhamento. Quem quer apenas “receber” apostilas nem deveria solicitar a inscrição em um deles. Deve-se participar pensando em “compartilhar”. Vamos tomar como exemplo o próprio grupo TAI, que atualmente conta com 250 membros.

Como compartilhamos

O primeiro passo – e também o principal, pois é a “mola” que faz todo o resto acontecer – é escrever um email por mês (não é muito, certo?) endereçando-o ao email do grupo, anexando uma atividade de inglês – de preferência feita pelo próprio membro que a envia.

Imagine que num grupo como o TAI (que tem 250 membros) no decorrer de um mês, cada um desses membros envia sua atividade ao endereço de email do grupo.

Como recebemos as atividades

Quando seu email é incluído na lista de um grupo (daí alguns também chamarem esses grupos de “listas”) todos os emails enviados para o email do grupo serão também reenviados a cada um dos membros inscritos, exceto para o membro que o enviou.

Naturalmente que para que isso aconteça, ao inscrever-se você tem que optar (ao escolher como receberá o email do grupo) por “emails”, dessa forma receberá todas as mensagens enviadas ao grupo. É por isso que os membros que adotam “não receber emails” são excluídos do grupo, porque não consigo entender quem entra num grupo para não participar.

Se você está me acompanhando, cada vez que um membro envia uma atividade ao endereço do grupo, todos os outros 249 membros irão receber essa mensagem, com a atividade anexada. Para usar, basta baixar, guardar e imprimir quando for necessário.

Se a atividade não for útil no momento, uma vez que todos somos professores de inglês, deverá ser útil em algum momento, então a mensagem poderá ser arquivada junto com seu conteúdo (anexo) em sua caixa de emails. O Gmail tem mais de 7 GB de espaço para que você não tenha que baixar o que não precisa.

Dinâmica do grupo

Aí é que entra a parte mais bacana do grupo: se cada membro envia sua atividade no mês, isso significa que você que preparou uma atividade para seus alunos e a enviou ao grupo, receberá pelo menos 249 em sua caixa de entrada (você só não recebe a mensagem que você mesmo enviou). Esse número pode variar, há membros que enviam dezenas de atividades num único mês e os que não enviam nada são excluídos no final do mês para dar lugar a outros professores que solicitaram inscrição durante o mesmo período.

E se eu deletar uma mensagem e depois precisar dela?

Sempre pode acontecer, não há problema, porque além de enviar todas as mensagens para o email de todos os membros, o grupo também tem uma página na internet e nessa página há um espaço especial para armazenar todas as mensagens enviadas ao grupo. No caso do TAI, que é um grupo que já existe há alguns anos e já chegou a ter mais de 1.000 membros, há cerca de 19.800 mensagens na página do fórum do grupo.

Não importa quando você se tornou membro, essas mensagens estão acessíveis a todos os membros do grupo, bastando para isso acessar a página.

Ou seja, além de receber pelo menos 249 atividades por mês em troca daquela que você tem que enviar mensalmente ao grupo, você ainda tem 19.800 outras mensagens (algumas com dezenas de atividades em anexo) para pesquisar.

Você só não pode se “acomodar” e deixar de preparar pelo menos uma atividade por mês para enviar ao grupo, ou – segundo as regras que existem desde que foi fundado por seu primeiro proprietário e que optei por manter quando passei a ser a proprietária dele – você será excluído no final do mês.

rodapé blog (cinza)

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Recursos para a sala de aula

grupos int textosSomos profissionais do ensino, nossa tarefa é disseminar conhecimento. Mas seria apenas isso? Podemos nos eleger apenas como agentes do “ensino”, e dizer que o “aprendizado” não é problema nosso? Não são os dois fatores – ensino e aprendizado – parte do mesmo processo?

Faria algum sentido se um médico - cujo paciente acaba de morrer - dissesse:

- Eu o curei, ele não ficou curado porque não quis.

Como podemos fazer para que o processo se complete, resultando em aprendizado? Como manter o interesse e participação dos alunos no processo?

A apresentação que segue foi preparada para sugerir algumas ideias que talvez sejam úteis para você.

 

rodapé do blog (verde)

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