segunda-feira, 28 de março de 2011

Pedidos de ajuda no grupo

helpNaturalmente que o grupo existe para ajudar seus membros, mas antes de pedir ajuda, passe seu pedido pelas “3 peneiras”:

1) Não consigo encontrar esse material sem ajuda? – Muitos temas e tópicos podem ser facilmente encontrados no http://google.com, basta digitar palavras-chave relacionadas na caixa de pesquisa e o Google retornará centenas ou milhares de resultados. Se encontrar material bom, não se esqueça de compartilhar os links no grupo.

2) Este material não está disponível no grupo ou na pasta do 4shared? – Todo o material enviado ao grupo desde 2007 está arquivado na página “discussões”, que também tem uma caixa de pesquisa do Google. Digite as palavras-chave relacionadas ao que está procurando e… achou!

3) Não consigo preparar meu material com o que já recebi do grupo ou que tenho nos livros? – Compartilhamos o que temos e o que precisamos em determinado momento. Precisamos, preparamos, compartilhamos depois. O grupo não é só um lugar para “receber” e “pedir”, mas também para “aprender a fazer”. Dar o peixe quando a necessidade é premente e não temos tempo ou não sabemos como fazer é uma prerrogativa, mas não deve tornar-se uma “dependência”.

Se decidir pedir ajuda (depois de analisar os fatores acima), não esqueça: coloque no campo assunto o tema ou tópico sobre o qual precisa de ajuda. Campos preenchidos como “help!, ajudaL! socorro!” e etc. raramente despertam nossa atenção. Quanto menos atenção, menos ajuda.

assinatura amarela (2)

terça-feira, 22 de março de 2011

10 erros que você deve evitar

E-mailTodos nós queremos contribuir da melhor forma para que o grupo cresça e nos ajude cada vez mais, certo? Crescendo o grupo poderemos ajudar mais e cada vez mais colegas. Para que isso seja possível, algumas falhas devem ser evitadas, porque promovem a confusão e além disso algumas infringem regras preestabelecidas no grupo.

Vamos revisar alguns desses erros, se você se identificar em algum deles talvez seja o momento de repensar essa atitude e analisar se não conseguiria melhores resultados interagindo de uma maneira mais apropriada e produtiva.

Vamos lá aos 10 erros capitais e que não são tão raros assim nos grupos de forma geral:

1. Enviar sua contribuição como “resposta” de outro email que recebeu – Se for em “resposta” a um pedido de alguém e você está enviando o que a pessoa pediu, está agindo de forma correta. Mas ao enviar sua contribuição mensal há um padrão no grupo que deve ser obedecido. Ao enviar sua contribuição mensal você sempre deve iniciar abrindo uma mensagem nova ou sua contribuição não terá visibilidade, e você corre o risco de ser eliminado do grupo por não ter contribuído. Tome também o cuidado de preencher o campo “assunto” de acordo com o padrão estabelecido pelas regras do grupo.

2. Enviar arquivos com nomes “genéricos” – Seu documento deve ser nomeado de forma bem específica para que os outros membros (que são quase 600 nesse momento) saibam do que se trata antes mesmo de abrir ou baixar. Imagine ter que abrir todos os arquivos para descobrir que apenas um ou dois poderão ser utilizados porque são sobre tópicos que você está ensinando. Alguns membros têm internet lenta ou computadores travados e cada download lhes custa vários minutos. Não podemos fazer com que os outros desperdicem seu tempo porque não fizemos nossa parte “direito”. Se você nomear seu arquivo “Present Perfect – crossword” e eu não estiver ensinando Present Perfect, eu não vou baixar essa apostila, ou posso decidir deixá-la guardada em minha caixa de entrada. Se não tem nada que indique seu conteúdo no título terei de baixá-la e abrí-la para ver se me serve ou não.

3. Fingir-se de “morto” – Alguns membros – e espero que não seja esse o seu caso – fingem-se de mortos. Não enviam contribuição, nunca respondem a pedidos de ajuda, só enviam mensagens se precisarem de alguma coisa ou se alguma coisa os incomodar. Se você acha que as contribuições que recebe são importantes no seu trabalho, não acha que deveria retribuir a ajuda que recebe e ajudar também? Nnguém entrou no grupo obrigado, até onde eu sei todos pediram para entrar. As regras do grupo quanto à contribuição obrigatória não mudaram, todos ao entrar sabiam que teriam que contribuir, e permanecendo no grupo estão aceitando essa regra. Se aceitam e permanecem, têm que agir de acordo com ela ou um dia perceberão que já não fazem mais parte do grupo.

4. Pedir envio de arquivo convertido para outro formato – Se o seu computador não está preparado para abrir certos formatos de arquivo quem tem que tomar providências para adaptá-lo é você. Se você não pode ou não quer fazer isso, a pessoa que enviou a contribuição já fez a parte dela no grupo, não seria justo pedir a ela que fizesse também a sua parte (manter seu computador atualizado). Se não pode abrir não baixe, há muitas outras contribuições que você poderá usar mesmo que tenha um software em versão mais antiga.

5. Configurar para “não receber mensagens” do grupo – Se você não quer receber mensagens meu conselho é: não entre no grupo. Se não entrar não receberá mensagem nenhuma. Também não ficará em falta com ninguém. O problema no grupo com membros que não recebem as mensagens é que eles nunca sabem de nada, enviam perguntas que já foram respondidas várias vezes, agem em desacordo com as regras. Eles destoam totalmente do grupo porque na verdade não participarm de nada. Perdem as contribuições, as discussões e os pedidos de ajuda.

6. Configurar para receber “resumos de postagens” se você é membro novo – Para receber resumos você já deve ser um membro experiente e com habilidade para usar a internet porque para baixar as apostilas você terá que acessar a página do grupo, já que esse tipo de mensagem não exibe os anexos das mensagens originais. Alguns membros novos saem do grupo porque não sabem como baixar as mensagens com esse tipo de recebimento de email. Se recebe muitas mensagens, abra uma conta no Gmail só para o grupo, visite-o regularmente e arquive o que precisa, delete o resto.

7. Desconsiderar ou não ler as mensagens da moderação – Vamos combinar que eu como moderadora até que não loto a caixa de vocês, só abro a boca (envio mensagens) quando tenho algo para dizer. Verifiquei no grupo e descobri que a moderadora anterior enviou mais de 4.000 mensagens sem anexos ao grupo – fora as contribuições e respostas a pedidos de ajuda de membros. Meu estilo é menos “social”, mais calado e objetivo. Quando envio uma mensagem, pode ter certeza de que ela é importante. Até agora fui bem paciente, mesmo após ter enviado 4 ou 5 vezes a senha da pasta no 4shared ainda há muitos membros que não sabem sequer que há uma pasta no 4shared com as atividades do grupo prontas para baixar. E quem é que sai perdendo com isso? Eu é que não sou…

8. Pedir as respostas – Todos sabemos que as respostas são desejáveis e que são uma ajuda e tanto. Todos sabemos quanto tempo as respostas nos poupam. Se alguém enviou uma contribuição sem respostas é porque está enviando uma apostila de terceiros – e portanto não tem as respostas – ou não quer / não tem tempo para adicioná-las. Vamos respeitar essa decisão.

9. Enviar a mesma mensagem  / pedido de ajuda várias vezes – Esse comportamento irrita a todos no grupo, mesmo que não abramos a mensagem, vê-la postada vezes sem fim irrita a todos. Sua chance de obter o que deseja será na ordem inversa do número de mensagens com o mesmo teor que envia ao grupo. Essa matemática funciona assim na minha cabeça (e acredito que também na dos demais). Pediu uma vez – vou ver o que posso fazer para ajudar; pediu a segunda vez – vou deixar para ver se outra pessoa o ajuda; pediu a terceira vez – vou ignorar; pediu a quarta vez – será que essa pessoa está no grupo certo?; pediu a quinta vez – não seria o caso de banir esse membro? Creio que ninguém quer tornar-se “indesejável” e membros que agem dessa forma acabam sendo vistos dessa forma porque só estão preocupados com seus interesses. Eu preciso, então eu peço quantas vezes eu quiser. Se isso irá causar um transtorno a seiscentas pessoas isso não é problema meu. Quem faz parte de um grupo deve entender que tudo o que se faz é para benefício do grupo ou da maioria de seus membros. Quem sofre de “egocentrismo crônico” deveria questionar-se se está pronto para fazer parte de um grupo.

10. Enviar mensagens particulares ou fora do tema do grupoNosso grupo tem um tema e uma proposta. Quando se inscrevem as pessoas nos permitem enviar a elas mensagens contendo exercícios de inglês, não nos autorizaram a lotar suas caixas de entrada com mensagens de auto-ajuda, cartazes com pessoas desaparecidas e textos lindos e apelativos. Tenho certeza de que deve haver dezenas de grupos que dedicam-se a trocar esse tipo de material (que eu particularmente abomino e deleto) e assim poderá enviar para eles essas mensagens e os exercícios de inglês para nós. As mensagens particulares também não devem ser enviadas ao grupo. Ao grupo enviamos apenas o que é do interesse do grupo. Se você quer sair do grupo, se está com dificuldade para acessar a página, se não consegue fazer download de atividades, se precisa de “suporte técnico”, se tem dúvida quanto às regras, prazo de contribuição, quer a senha ou link da pasta no 4shared, quer entrar, sair, deixar, largar, reverter, trocar, substituir – ou qualquer coisa que não tenha a ver com troca de exercícios de inglês, links ou recursos relacionados ao ensino de inglês, por favor não lote a caixa de entrada dos outros 600 membros do grupo, encha a minha. Pode enviar mensagens à vontade, eu não reclamo, eu tenho uma super-caixa que esvazio sempre e que só ficará lotada se você me enviar mais de 7 GB de mensagens no período de 24 horas. Você não vai me incomodar, não vai me importunar. Pode perguntar até entender. Eu envio passo-a-passo, faço tutorial, mando imagem, vídeo, o que você precisar. Afinal estou aqui pra isso, eu me propus a isso quando me tornei moderadora, os outros membros não. A eles não interessa seu novo email, se consegue ou não baixar apostilas, se quer entrar ou se quer sair. A mim isso tudo interessa, conte comigo para ajudar, mas envie sua mensagem para o email do moderador e não para o email do grupo.

Espero que entendam a necessidade de todos esses procedimentos, com 600 membros (e espero que ainda esse ano chegando a 1.000) o grupo torna-se cada dia mais forte e importante para nosso desempenho, mas enquanto ele cresce, o número de mensagens úteis também se avoluma, não vamos enviar também as outras – as que não são tão úteis ou que são úteis apenas para você.

blue2

domingo, 20 de março de 2011

Troca de email e saída do grupo

emailSe você quer trocar seu email pelo Gmail ou quer apenas receber em outro Gmail que criou para o grupo, siga os passos abaixo.

Como receber em outro email

1) Saia do email em que recebe as mensagens do grupo. Isso é importante, se estiver logado no grupo não conseguirá fazer nova inscrição.

2) Acesse a página do grupo:

http://groups.google.com.br/group/troca-de-atividades-ingles

3) Você verá um aviso de que não tem acesso ao grupo porque não está inscrito. Verá também um link “inscreva-se” (“subscribe” em inglês). Clique nesse link, preencha todos os dados requeridos e informe o email que quer adicionar ao grupo.

Na resposta da “pergunta” coloque:

a) Gmail (se estiver trocando outro email pelo Gmail).

b) Troca de email (se estiver simplesmente trocando porque quer receber em outro email.

Como sair do grupo ou descredenciar um endereço para receber mensagens

1) Faça login no email que quer descredenciar (retirar do grupo).

2) Se tiver acesso ao grupo, acesse a página principal:

http://groups.google.com.br/group/troca-de-atividades-ingles

a) Você verá um link à sua direita: “editar minha participação nesse grupo”. Clique no link e depois na página que vai abrir clique em “sair do grupo” (“unsubscribe” em inglês).

3) Se não tiver acesse ao grupo, abra um email que recebeu de lá.

a) Procure pelo email que contém “unsubscribe” (sair do grupo) que está no final de cada email que você recebe.

b) Clique neste link ou copie e envie um email para lá, pedindo seu descredenciamento.

4) Se você trocou seu email e já está recebendo as mensagens nele, deverá seguir um desses processos descritos acima para retirar o anterior.

A troca e descredenciamento de emails nos grupos não será mais efetuada pelo moderador, são mais de 2.000 membros nos grupos e não há como “servir” a todos. Minha intervenção só ocorrerá quando absolutamente necessária.

Conto com a compreensão e a boa-vontade de todos.

assinatura vermelha

segunda-feira, 14 de março de 2011

As mensagens do grupo TAI estão sob moderação

m2Devido ao grande número de mensagens fora do padrão ou tema do grupo, as mensagens enviadas estão sob moderação, o que significa que serão retidas pela moderação e examinadas antes de enviadas ao grupo.

O que isso significa em sua participação no grupo

Esse procedimento deve ocasionar uma demora na entrada de mensagens no grupo, mas por outro lado reduzirá o número de mensagens duplicadas, incompletas ou desnecessárias.

Se você tiver uma mensagem rejeitada, receberá também uma mensagem da moderação do grupo explicando os motivos, portanto procure adequá-la às regras e envie novamente (se for o caso).

Sou contra a “censura”, mas a quantidade de mensagens em desacordo com as regras incomoda os membros que procuram se adaptar às mesmas, e acredito que todos devem aprender a participar do grupo da forma mais adequada evitando “lotar” desnecessariamente a caixa de entrada dos outros membros, contribuindo com mensagens úteis e organizadas de forma a que todos possam classificá-las e arquivá-las com facilidade.

Por que essa medida foi tomada

Chegando aos 500 membros precisamos ter em mente essa necessidade, para que o transtorno causado por excesso de mensagens indesejadas não ultrapasse as vantagens da participação.

Temos no TAI um grupo formado por muitos membros antigos (que já conhecem bem as regras) e também muitos membros novos (que ainda estão tentando aprendê-las), portanto esse é um momento de vital importância no grupo, para que daqui em diante todos se adequem e se acostumem a contribuir de forma organizada e de acordo com o que foi estabelecido.

Como participar nesse período

Espero contar com a compreensão e ajuda de todos durante esse período, e que ele seja não só um período de aprendizado para muitos, mas também de paciência com a demora na “entrega” das mensagens em sua caixa de mensagens.

Ao contrário do que muitos parecem supor, esse grupo não conta com um staff de “moderadoras” como já aconteceu no passado. Há vários meses conta apenas com uma única moderadora com capacidade de trabalho limitada pela disponibilidade de tempo, portanto será necessário que os membros aprendam a realizar tarefas que de agora em diante não mais serão completadas pela moderação:

- troca de email de participação.

- desligamento do grupo por solicitação do membro.

- reenvio de mensagens “pesadas”.

- envio de mensagens / ajuda que já foram enviados ao grupo ou que estejam no blog.

Como proceder nos casos acima

Para fazer a troca de email basta solicitar a inclusão do novo email, visitando a página do grupo e solicitando sua inscrição como fez da primeira vez, depois excluindo a participação com o email anterior.

Para desligar-se do grupo basta entrar na página do grupo (sem estar logado no email de participação) e clicar em “editar minha participação neste grupo” e depois em “sair do grupo”. São apenas 2 cliques, não há mistério.

As mensagens que excedam o peso máximo (por volta de 4MB, mas mensagens com 3MB podem ser rejeitadas por este motivo, porque ao serem postadas sofrem um “acréscimo” de peso ao serem transformadas em linguagem html) devem ser postadas na pasta do grupo no 4shared, depois de fazer upload copie o link e envie ao grupo.

As mensagens serão enviadas apenas uma vez, cabe a cada membro organizar sua caixa de entrada e ler as mensagens que recebe periodicamente para evitar o acúmulo ou devolução em caso de “caixa cheia”. Antes de perguntar, cheque se a resposta já não foi enviada, ou se ela não foi postada no blog.

Para que serve o blog

No blog as mensagens ficam em caráter permanente, organizadas por categorias e – portanto – podem ser acessadas de forma mais rápida. Esse serviço é prestado sem remuneração, na intenção de facilitar sua vida. Se você não o lê ficará privado do acesso à informação considerada importante, e que não será repetida no grupo.

Também foi idealizado no sentido de evitar o envio de constantes mensagens relativas ao funcionamento dos grupos, já que nele estamos inscritos para receber material de inglês e não mensagens contendo regras e procedimentos padrão. Vamos enviar ao grupo apenas mensagens que digam respeito ao nosso tema: exercícios de inglês.

azul flor

quinta-feira, 10 de março de 2011

Substituindo pelo Gmail

post_06.05.2010-p4_logo_gmailComo substituir seu email pelo Gmail:

1- Crie um email em http://gmail.com.

2- Acesse a página do grupo sem estar logado no email que cadastrou como membro.

Deve aparecer que você não tem acesso ao conteúdo.

3- Clique no link “inscrever-me neste grupo”.

4- Preencha seus dados como fez quando se inscreveu com o email anterior, informe o email do Gmail.

5- Ao responder a pergunta: como soube do grupo? responda apenas “Gmail”. Seu pedido será aprovado assim que eu acessar o grupo.

6- Cheque sempre sua caixa de entrada do Gmail, quando começar a receber as mensagens do grupo nela participe usando o Gmail e não o outro email.

7- O email anterior continuará a receber as mensagens do grupo até o final do mês. No final de março eu excluirei todos os email que não são do Gmail do grupo.

Link do grupo:

http://groups.google.com.br/group/troca-de-atividades-ingles

assinatura amarela (2)

Moderação de mensagens do grupo

email_etiquetaMuito já foi dito a respeito, já fiz muitas considerações sobre o assunto e os membros do grupo continuam reclamando que recebem mensagens que não respeitam as regras do grupo. O mês de março já começou, já estamos a todo vapor, então não vou tumultuar o que já está meio confuso. Mas durante o segundo semestre de março as mensagens do grupo serão moderadas.

Isso significa que todas irão passar pela moderação antes de entrarem no grupo. Serão analisadas e seguem os “quesitos” - já que ainda estamos sob o efeito do carnaval:

1) Campo “assunto” deve ser preenchido corretamente para que de um relance já saibamos se a mensagem deve ser aberta e lida, respondida, arquivada ou deletada.

  • Pedidos de ajuda devem conter o assunto a que se referem, assim quem pode ajudar irá abrir, quem não pode irá ler se quiser ou ignorar. Em vez de “help!” (que para mim não diz nada, vou achar que alguém está se afogando) por que não: “on or under? – help”; “material 9º ano present perfect – alguém pode enviar?” Me parece mais objetivo e funciona melhor em um grupo.
  • Envio de contribuição, preenchimento padrão do campo “assunto”: MÊS/ANO/ SEU NOME – TÍTULO DE SUA ATIVIDADE (Exemplo: animals crossword”)

2) As contribuições deverão ser anexadas e não coladas no corpo do email.

3) Mencionar no corpo do email se foi você quem fez (se não foi, de quem é, onde encontrou, etc.). Mencionar tudo o que julgar importante, assim os professores farão o download ou não baseados em sua informação, não precisarão baixar, salvar e abrir para ver o que é.

4) Não enviar material escaneado. Se achar um exercício interessante num livro digite e informe a fonte. Adicione um exercício. Personalize. Ninguém precisa ser fera no word mas mandar as coisas de qualquer jeito só para “contar como contribuição” é desleixo.

5) Não reenviar atividades já enviadas. Se outro membro denunciar (denuncie sempre que perceber) o membro que está fazendo isso será excluído.

6) Não envie pedido de respostas de exercícios. Quem fez não colocou resposta porque não julgou necessário ou porque não teve tempo. Sejamos agradecidos pelo que recebemos e que já é muita coisa. Queremos tudo mastigado?

Sempre que possível envie respostas no próprio documento porque facilitam nossa vida. Se não foram enviadas é porque não foi possível.

7) Formatos permitidos: imagem ou qualquer formato de texto. Nada de ficar pedindo para mudar para este ou aquele formato. Atualizar ou não o computador é decisão sua e os outros não têm que pagar por ela. Cada um prepara no formato que lhe convier, quem vai fazer download tem algumas escolhas:

- atualizar o computador para adequá-lo aos formatos compartilhados no grupo e na internet.

- não atualizar e procurar um site que abra ou converta para um formato que seu computador consiga abrir.

- não atualizar e usar somente o que sua carroça seu computador consegue abrir.

8) Mensagens com assuntos que não interessam ao grupo devem ser enviados diretamente ao moderador. Para enviar uma mensagem ao moderador, envie para:

troca-de-atividades-ingles+owner@googlegroups.com

Esse +owner faz toda a diferença, essa mensagem irá só para mim e não para todos os membros do grupo.

9) Enviar atividades que estejam de acordo com o tema do grupo. Enviar exercícios de inglês ou apostilas relacionadas com o aprendizado ou prática do inglês.

10) Mudança para Gmail, siga os passos abaixo:

- crie um email do Gmail.

- acesse a página do grupo sem estar logado no email que cadastrou.

- solicite sua inscrição no grupo como fez para entrar da primeira vez, informe o email que acabou de criar.

- ao preencher o cadastro, responda à pergunta apenas com “Gmail”.

- será aprovado assim que eu acessar o grupo.

- os emails que não são do Gmail serão excluídos no final do mês.

Qualquer problema entre em contato com a moderação no email informado acima.

11) Para sair do grupo, siga um dos procedimentos abaixo:

- envie email para

troca-de-atividades-ingles+unsubscribe@googlegroups.com 

- acesse a página do grupo (quem tem email do Gmail ou tem acesso a ela) e clique no link “configurar minha participação nesse grupo” e depois “sair do grupo”.

Não é necessário enviar mensagem nem para o grupo nem para a moderação. Todos têm o direito de entrar quando querem (ninguém entrou obrigado) e sair quando quiserem sem ter que dar explicações ou pedir desculpas por isso.

12) Não é permitido configurar recebimento de mensagens como “não receber emails (no emails)”. Quem não quer receber mensagens não entra em grupo. Quem não quer receber mensagens não deveria nem criar um email em minha opinião. Como eu disse, ninguém entrou obrigado. Se entrou tem que participar, é esse o sentido de um grupo. Todos participando, todos se ajudando. Usar o grupo só quando interessa tem um nome que eu não vou colocar aqui porque esse é um blog de respeito e sobre “educação”. Mensalmente os membros que estão configurados como “não receber mensagens” serão banidos sem aviso prévio.

13) As mensagens que caírem na moderação serão liberadas ou recusadas.

Liberadas – entrarão para o grupo normalmente, como acontece agora.

Recusadas – serão deletadas antes de serem enviadas ao grupo e o membro receberá um aviso ou orientação. Siga as instruções porque a reincidência acarretará em exclusão automática.

Vamos pensar o seguinte:

O grupo me ajuda? (Sim ou não.)

Se a resposta é sim, o mínimo que eu posso fazer é aprender a participar sem enlouquecer os outros.

Não posso pensar só no que é bom pra mim, tenho que pensar também nos outros. Aliás essa é uma regrinha de ouro para viver (e sobreviver) em qualquer sociedade. E todas têm regras.

Quero me beneficiar com o que recebo do grupo? Então vou me esforçar para que os outros também tenham uma experiência positiva e proveitosa.

Link da página do grupo:

http://groups.google.com.br/group/troca-de-atividades-ingles

assinaatura

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...