terça-feira, 25 de maio de 2010

How to resize pictures


Percebo que às vezes os professores têm dificuldades para enviar suas apostilas porque estão muito “pesadas”. São frequentes as apostilas de duas ou três páginas com 2 megas ou mais...
Desde que me inscrevi no ESL Printables fui obrigada a reduzir as minhas apostilas, porque o tamanho máximo permitido para upload do site é de 300kb. Isso mesmo, 300kb. E olhe que temos por lá apostilas cheias de figuras, gráficos, tudo que se possa imaginar e sempre abaixo de 300kb.
Como conseguir isso? Bem, durante esse tempo que estou lá aprendi várias técnicas e truques para reduzir figuras, alguns estão nessa apostila. Se você quer enviar várias apostilas ao mesmo tempo sem ter que enviar uma por uma ou se quer simplesmente reduzir o espaço que sua pasta “documentos” ocupa em seu computador, vão aí as dicas.
Para baixar o tutorial (que é ilustrado com figuras do passo a passo) clique no link abaixo:
Zailda Coirano

Worksheets - tips and tricks - layout


Como fazer apostilas com conteúdo e também atraentes? Sabemos que as cores alegram os olhos e também incentivam os alunos a trabalhar. Ninguém se sente muito animado com uma apostila cheia de letras e mais letras... e as imagens falam cada uma mais que mil palavras.
Ensinando outro idioma elas também servem para explicar melhor que muitas frases que podem cair no vazio. Sabemos que pelo menos 1/3 de nossos alunos é “essencialmente visual”, então porque não tirar partido disso e preparar apostilas que eles tenham prazer de usar?
Se você quer acrescentar mais atrativos às suas apostilas, tornando-as mais elaboradas e com um ar mais “profissional”, sinta-se à vontade para usar essa apostila que preparei com um passo a passo com figuras, e depois dê asas à imaginação.
Para fazer o download, clique no link abaixo:
Zailda Coirano

Layouts using word shapes


Quer criar um layout exclusivo? Não quer que sua apostila fique muito “pesada”? Que tal ilustrar com Word shapes? Muito simples e dará um toque especial ao seu trabalho. Aqui está um tutorial para fazer uma apostila com formato de caderno, mas você também poderá imaginar outros desenhos.
Para fazer o download, clique no link abaixo:
Zailda Coirano

Como editar imagens no word


Às vezes queremos modificar, aumentar ou cortar uma figura. Como fazer isso usando apenas o Word? Às vezes queremos simplesmente inserir figuras para ilustrar nosso trabalho e você tem problemas com isso? Então não há mais problema nenhum, aqui está um tutorial que irá ajudá-lo a inserir e modificar suas figuras para que seu trabalho fique atraente sem “dar tanto trabalho”.
Para fazer o download, basta clicar no link abaixo:
Zailda Coirano

Como trocar o email no grupo


Recebo vários pedidos de troca de email e às vezes os membros precisam esperar alguns dias até que eu chegue à sua mensagem e atenda o pedido. Vocês não têm ideia de quantas mensagens há em minha caixa de entrada para revisar. As apostilas eu abro todas, uma por uma, analiso, leio. As discussões eu acompanho todas, mesmo que não participe. E além das mensagens do grupo recebo também de muitos outros sites onde estou cadastrada. Então vai aí um tutorial para que possam fazer a troca sem ter que esperar tanto tempo. Basta seguir os passos abaixo e tudo vai dar certo.
Acesse a página do grupo;
inscreva-se novamente com o email onde quer receber as mensagens a partir de agora;
na sua mensagem, escreva: sou a “Fulana de tal” e quero substituir meu email xxxx@xxxx.com por este aqui;
assim que começar a receber as mensagens do grupo no novo email, cancele o anterior, seguindo os passos a seguir:
nos emails que recebe do grupo há um link onde está: para deixar de receber essas mensagens... clique nele e peça para retirar esse email ou então:
logado no seu email que quer tirar do grupo, clique na parte superior, à esquerda em “mais” > grupos
escolha o grupo do qual quer retirar o email no qual está logado
clique em “deixar o grupo”.
Está feito!
Zailda Coirano



segunda-feira, 24 de maio de 2010

Mudanças no grupo "Troca de Atividades de Inglês"

Ontem a Dagui entrou em contato comigo dizendo que não tinha mais interesse ou tempo de continuar como proprietária do grupo, mesmo porque ela já estava afastada há bastante tempo e não tinha tempo nem de ler todas as mensagens do grupo.

As moderadoras Drika e Érica estão também afastadas há alguns meses, de forma que desde o ano passado tenho atendido aos membros do grupo e me responsabilizado por todas as tarefas que o funcionamento do grupo exige.

A Dagui então me propôs passar o grupo para mim e me pediu para continuar como moderadora honorária do grupo e eu lhe pedi que fizesse as modificações necessárias e informasse aos membros do grupo sobre as mudanças, ao que ela me atendeu de pronto.

Fiquei muito feliz e honrada com esse presente e prometo honrar toda a confiança em mim depositada. Como a Dagui me passou total controle sobre o grupo, algumas mudanças nas regras irão ocorrer, para facilitar o gerenciamento dos membros e arquivos e simplificar a participação dos professores novatos e também os que já têm “cadeira cativa” no grupo.

Conto com a participação e a ajuda de todos nesse período de transição que será para o benefício de todos e o desenvolvimento do grupo.

Algumas mudanças que já foram ou serão implantadas em breve:

- Os tutoriais e regras do grupo serão publicados agora nesse blog (outra novidade) para que fiquem à vista de todos e acessíveis a todos os membros. Dessa forma todos terão a oportunidade de ler e concordar com as regras antes de se filiarem ao grupo¸ o que antes era impossível porque a página inicial do grupo só é visível para os membros.

- Os arquivos anteriores serão gradativamente transferidos para uma pasta no 4shared, acessada com senha que será trocada e informada sempre após a exclusão de membros.

- A data para a contribuição mensal foi estendida até o dia 15 de cada mês, deixando assim um espaço maior para que os membros possam se organizar para prepará-las e enviá-las.

- As exclusões de membros não-contribuintes do mês acontecerão do dia 16 ao último dia do mês, sem necessidade de prévio aviso.

- Os membros banidos terão agora um período de advertência de 3 meses, antes  dos quais não poderão retornar. As solicitações serão analisadas caso a caso.

- Os pedidos de participação ao grupo só serão aprovados após o dia 15 de cada mês.  Não serão admitidos novos membros durante o período de envio de contribuição mensal. Do dia 16 ao último dia do mês os pedidos de adesão serão analisados - e se aprovados - ao novo membro será concedido um “período de graça” até o início do mês seguinte à sua admissão para enviar sua primeira atividade. No mês seguinte à sua adesão o novo membro fica obrigado a enviar sua contribuição mensal até o dia 15 como todos os outros membros.

- Não mais será exigida uma contribuição inicial para a admissão como membro do grupo, no entanto todas as informações solicitadas durante o registro do novo membro serão obrigatórias.

- Para se comunicar com a moderadora do grupo os membros e não membros poderão enviar mensagem para o email do grupo, para a dona do grupo ou enviar mensagem pelo formulário de contato do blog. Todas as solicitações serão atendidas assim que possível.

Zailda Coirano

Como participar do grupo "Troca de Atividades de Inglês"

Para participar do grupo:
Envie uma solicitação ao dono do grupo ou clique em “participar”.
Informe se é professor ou aluno do curso de letras.
Informe onde ficou sabendo do grupo ou se foi indicado por alguém.
Leia as regras do grupo porque a ignorância não será aceita como desculpa por infringi-las.
Você terá que enviar sua primeira contribuição no mês seguinte à sua adesão ao grupo. Durante esse período de “experiência” procure informar-se sobre o funcionamento do grupo lendo os emails enviados, consultando o blog, ou ainda solicitando ajuda enviando email ao moderador, postando no blog ou diretamente ao grupo: 

Regras do grupo

Regras do grupo
1) Ao ser aceito adote um “apelido”. Você pode acessar essa opção clicando no link “editar sua participação”, à direita na página inicial do grupo.
2)  A opção “email individual” é obrigatória para todos os membros que tenham menos de 1 ano de participação no grupo.
3) Para acessar a página inicial do grupo:
Se você não está usando um email do Google, precisa cadastrar seu email antes. Quando tentar acessar o grupo pela primeira vez (no link acima) você será avisado que não tem permissão para acessar. Clique em “criar conta” e adicione o email que você cadastrou no grupo. Depois escolha uma senha. Sempre que quiser acessar o grupo, use o mesmo email e senha.
4) As contribuições são mensais e obrigatórias. Devem ser enviadas até o dia 15 de cada mês anexadas a um email endereçado ao grupo: 
troca-de-atividades-ingles@googlegroups.com
- As contribuições devem ser nos formatos: doc, docx, pdf ou formato de imagem.
- As contribuições devem ser de sua autoria, se não forem deve ser citada a fonte. Respeite os direitos autorais
- Links e sugestões de sites ou programas são bem-vindos mas não são considerados como contribuição mensal.
- Letras de música, listas de vocabulário ou verbos e textos devem vir acompanhados de atividades para serem desenvolvidas com os alunos. Não se entende uma contribuição sem um propósito ou finalidade clara.
- Nomeie o arquivo que está enviando de forma clara para que se saiba exatamente o que contém.
- Ao enviar sua atividade, preencha o campo “assunto” seguindo o modelo a seguir:
APRIL/2010/REGINA – Personal pronouns activities
- Não envie sua atividade colada no corpo do email. Ela será rejeitada e será solicitado que você a reenvie por documento anexado ao email.

5) Existe uma pasta no 4shared com as atividades antigas e atuais do grupo, que será atualizada mensalmente e sua senha será trocada e enviada ao grupo após a exclusão de membros não participantes do período.

É vedado aos membros:
- Fornecer a senha do 4shared para não-membros.
- Enviar atividades escaneadas de livros ou revistas.
- Reenviar atividades de outros membros já enviadas em meses anteriores.
- Fazer propaganda de produtos ou enviar correntes.
- Enviar material não relacionado ao objetivo do grupo.
- Insultar outros membros ou usar palavras que não estão à altura de nossa profissão.
- Modificar apostilas de outros membros e reenviar ao grupo sem prévia autorização do autor da mesma.

Os membros que desrespeitarem as regras do grupo serão banidos.
Os membros banidos poderão ficar sujeitos a um período de 3 meses até poderem solicitar seu reingresso no grupo. As solicitações serão analisadas caso a caso.

Bem-vindo ao blog do grupo de Troca de Atividades de Inglês!

A partir de agora transferirei todos os tutoriais e informações que antes estavam perdidos pelas páginas do grupo para o blog, que estará acessível também para não-membros, assim ficarão claras para todos as regras do grupo, antes mesmo de tornarem-se membros.

Espero com isso estar ajudando a todos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...